Guardião da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Guardião da Verdade

Fórum para estudos teológicos.
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 O Movimento Adventista Seria uma Seita?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Marllington Klabin Will
Administrador
Administrador
Marllington Klabin Will


Masculino Número de Mensagens : 123
Idade : 34
Localização : Belém, PA
Profissão : Estudante
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 03/09/2007

O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty
MensagemAssunto: O Movimento Adventista Seria uma Seita?   O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty11/4/2007, 03:03



O MOVIMENTO ADVENTISTA SERIA UMA SEITA?

Por Ronaldo Ewerton e Prof. Azenilto Brito
Adaptado por Marllington Klabin Will

  Definitivamente, não. A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma denominação religiosa, classificada de acordo com o “General Social Survey Codebook Methodological Report” como cristã fundamentalista, por possuir as seguintes características gerais:
  1. Acreditar na infalibilidade da Bíblia;
  2. Salvação unicamente pela aceitação de Cristo como seu salvador pessoal;
  3. O retorno pessoal, iminente e pré-milenial de Cristo;
  4. Uma ênfase no evangelismo ou desejo revitalístico de salvar e converter a outros;
  5. Aceitação das crenças Protestantes mais tradicionais, como: Trindade, o nascimento virginal de Cristo, a natureza pré-lapsariana de Cristo, a observância aos Dez Mandamentos como norma de conduta cristã e a existência de anjos e demônios.
  O CERIS (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais) fez em 2004 uma pesquisa a pedidos da CNBB. Em 2006 está prevista a publicação do livro com os resultados na íntegra e com análise de especialistas e pesquisadores do CERIS. Nesse documento a IASD é classificada como uma Igreja Evangélica Histórica, como pode ser visto na seguinte lista:

O Movimento Adventista Seria uma Seita? Ceris

  Clique aqui para acessar aos dados completos da pesquisa em arquivo PDF.


O EXEMPLO DO DR. WALTER MARTIN

  Em décadas passadas, Walter Martin, fundador do “Christian Research Institute”, teólogo batista que se especializou em Religiões Comparadas, submeteu aos adventistas um longo questionário buscando compreender devidamente os ensinos da IASD. Ele dedicou um esforço de estudo realista de centenas de horas, cobrindo quase dois anos, indo com freqüência à Associação Geral dos adventistas (sede mundial), trocando idéias com líderes e teólogos adventistas, examinando milhares de páginas de literatura da Igreja e de opositores, enfim, realizou um trabalho realmente digno de um verdadeiro erudito. Agiu ele dentro de critérios éticos e numa metodologia científica, em lugar de lançar-se a esse triste empreendimento de ataques ferinos, inspirados num preconceito doentio, firmados em citações desonestamente torcidas de declarações e publicações da IASD, como fazem certos grupos supostamente combatentes de “seitas”.

  Ao final desse empreendimento, com o que contou com a participação de outros dentre seus associados, inclusive o redator da revista “Eternity”, Martin concluiu que os adventistas, embora tenham doutrinas que considera “heterodoxas”, não devem ser considerados uma seita, mas uma genuína igreja cristã. Aliás, ele até chama de “analista de palha” certo crítico de uma de nossas doutrinas que o faz distorcendo inteiramente o sentido do ensino.

  Enfim, ele soube discordar sem distorcer, uma virtude de que estão longe, mas muito longe, os que modernamente pretendem realizar a mesma obra dele. Tanto que até hoje, o website da instituição que ele fundou, o “Christian Research Institute” (Instituto Cristão de Pesquisa), não traz os adventistas alistados entre os sectários que combatem.

  Então, o fato de alguns não que realizaram nem um décimo da obra de Martin, chamar-nos de heréticos (“analistas de palha”, pelo rótulo que o próprio Martin atribuiu) não nos deve deixar impressionar e abalar nem um pouco. É fruto do puro preconceito irracional sem qualquer base em fatos reais, devidamente pesquisados. Significa um zero à esquerda para nós.


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.com/profiles/will.marllington
Prof. Azenilto
Administrador
Administrador



Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 31/12/2007

O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty
MensagemAssunto: Re: O Movimento Adventista Seria uma Seita?   O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty12/31/2007, 12:49


Um dos problemas que observo é que alguns tomam certos aspectos da história adventista e distorcem os fatos. Dois exemplos a respeito disso que tenho encontrado em fóruns por aí:


* A falsa noção de que os adventistas passaram a observar o sábado porque Ellen White teria tido uma visão com o sábado destacado dentre os demais mandamentos.

Isso é falso, pois o que se deu é que a própria Sra. White não aceitava o sábado inicialmente, segundo promovido por alguns dos pioneiros adventistas. Eles passaram a defender o sábado após contatos com material dos batistas do sétimo dia. Houve uma série de "Congressos do Sábado" em 1848 quando, à luz de estudos bíblicos profundos, passaram a defender a guarda do sábado, e Ellen White mesma conta que ela não parecia convencida da importância de tal mandamento. Daí, num sonho viu as tábuas de pedra com o sábado em destaque, e isso serviu para convencê-la pessoalmente da iimportância do sábado.

Portanto, é inteiramente falsa a noção de que os adventistas passaram a ser "do sétimo dia" por causa de uma visão de Ellen White. De modo nenhum, foi à base de estudos bíblicos profundo que se definiu essa posição da IASD.

* A distorção de alegar que as interpretações sobre o ministério de Cristo no santuário celestial partiram de uma "visão" de Hiram Edson, quando, na verdade, o que se passou foi algo bem diferente.

A Enciclopédia Adventista (vol. 10 do Seventh-day Adventist Bible Commentary) descreve o que se passou com ele, que saiu pelo campo de milho após ter orado no celeiro buscando luz (após terem visto que já passava da meia noite de 22 de outubro de 1844), e daí, ao caminhar, "Suddenly Edson stopped. As he stood there an overwhelming conviction came over him. . ."

Ou seja, subitamente Edson se deteve. Ao estar em pé ali, uma convicção dominante sobreveio-lhe, de que nosso Sumo Sacerdote sair do Satíssimo do santuário celestial não era para vir à Terra, e sim para iniciar no segundo compartimento a obra que teria a cumprir antes de voltar à Terra.

Não se tratou de visão, e sim de um "lampejo" que lhe ocorreu segundo um artigo que havia lido de Crosier, que já havia discutido exatamente essa questão.

Portanto, não foi nem mesmo uma "novidade", mas uma convicção de que aquilo sobre que lera fazia sentido.

Ir para o topo Ir para baixo
Evandro

Evandro


Masculino Número de Mensagens : 10
Idade : 37
Localização : Santo André - SP
Profissão : Prof. Matemática
Interesses : Salvação e Serviço
Data de inscrição : 01/01/2008

O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty
MensagemAssunto: Re: O Movimento Adventista Seria uma Seita?   O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty1/3/2008, 13:40

Bem, tenho uma consideração que fiz respondendo numa comunidade no Orkut, quando disseram "o que era um seita", e ai rebati ponto por ponto. Apenas refutando. Vou copiar e colar aqui:
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ociokako.blogspot.com
Evandro

Evandro


Masculino Número de Mensagens : 10
Idade : 37
Localização : Santo André - SP
Profissão : Prof. Matemática
Interesses : Salvação e Serviço
Data de inscrição : 01/01/2008

O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty
MensagemAssunto: Re: O Movimento Adventista Seria uma Seita?   O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty1/3/2008, 13:41

Bem se isto é ceita


~»Sociólogico:

1- movimento religioso de minorias.
Bem são mais de 20mi no mundo. É a mais presente territorialmente no mundo. (isto é minoria... ai já não sei). Alias, a Biblia diz, "muitos são chamados mas poucos são os que antendem."
2- centralizada em torno de um líder carismático e de uma doutrina.
Lider carismático? Quem seria? Maomé? hehe Bem, mas confeço que ao meu ver é Jesus. Se há algum problema nisso... ao meu ver nenhum. Doutrina. Haha Tudo tem doutrina, em outros lugares usa-se outros nomes, como lei, diretrizes etc.E se a doutrina é fundamentada na Bíblia qual o problema?
3- a relação com a sociedade é de ruptura, de desconfiança.
Bem, não se pode ser simplista. Há sim uma "ruptura" nos costumes, hábitos, gostos, estilo de vida. Mas não de que quer MATAR o mundo. Mas sim atrai-lo. Fazer o bem a sociedade. Como a ADRA que ajuda a comunidade no mundo tudo. Os desbravadores. Projeto de doar sangue. Entre outros.
4- seletiva.
Bem, isso eu garanto que é o de menos. QUalquer um se batiza na IASD hoje. Foi lá numa sexta, gostou de um sermão e no dia seguinte se molhou lá no tanque e já está cadastrado na Igreja. hehe
Aliás, então a USP é a pior seita que existe. Pois é extremamente seletiva.
5- especializada em setores de classes e/ou populações.
Então qualquer instituição social, religiosa, humanas etc. É uma seita, pois todas trabalham com classes, populações, enfim, pessoas. É dificil algo que escape disso.
6- o ingresso é voluntário.
Sim, é voluntário. Quando é obrigado isso se chama autoritarismo. Ditadura. Imposição. Aqui é respeitado o livre-arbitrio de cada um.
7- audácia, sentido de heroicidade.
Bem, o herói é Jesus. Nós apenas somos os instrumentos. E qual o problema num sentimento heróico? Isso é uma das coisas que mais falta no mundo hoje. E ai as pessoas buscam isso "nas telas do cinema". Agora vejo total diferença entre heroicidade e audácia.
8- símbolos externos como identificadores do fiel (ex.: vestimenta, aspecto físico)
Sim, a Bíblia descreve que deve haver essa distinção daqueles que "vivem na luz" dos que "vivem na trevas". Porém, que primeiro deve ser uma mudança interior, para então refletir no exterior. E em muitos lugares há disso. Na verdade, em qualquer instituição, empressa etc. Que seja BEM ORGANIZADA, há esse sistema de identificação externa.

~»Teológico:

1- fé e salvação somente existem em seu interior.
Não existe no interior de ninguém isso não. A IASD e a Biblia condena isso. Na verdade essa idéia é da "Nova Era". Mas prega sim que a salvação é individual. E quem salva quem concede fé é Jesus.
2- fé coletiva.
??? Como assim fé coletiva? Todos participarem da mesma fé? - Que mal a nisso? Que lugar não há isso? Vai num estádio de futebol e verá milahres vivendo a mesma fé - de ver seu time ganhar.
3- o contato com a divindade é exclusividade dela e de seus adeptos.
Não a IASD definitivamente não prega isso. Muito pelo contrário. Qualquer um pode, tem e deve ter contato com a divindade. O problema é que a minoria aproveita isso.
4- recompensas claras e próximas.
Hahaha! A nossa recompensa está guardada. No Céu. na redenção. Quando isso vai acontecer? Bem, muitas pessoas morreram a séculos em busca dessa recompensa. Mas sim, a Biblia deixa bem clara a magnitude dessa recompensa. Mas como serão ninguem sabe. Dis o apostolo: "Aquilo que olho algum viu, ouvido algum ouviu..."

Porém, a as bençãos que naturalmente Deus derrama sobre aquele que faz sua perfeita e boa vontade que é feita para o bem do homem.

~»Eclesiástico:

1- comunidade, refúgio contra o mundo (a "graça" reside na instituição).
Um absurdo isso. O que é instituição? Uma igreja? Entra no templo e está salvo? De maneira alguma. Isso é um absurdo. Porém, que mutias atividades, a confraternização... que a instituição promove, servem de refúgio para muitas coisas do dia-dia no mundo. Como os "retiros de carnaval", onde saimos dos centros urbanos na "festa carnal", e vamos para areas bucólicas, para desfrutar de atividades saudáveis, revigorantes ao ar livre.
2- Não há fiéis fora do grupo institucional.
Não pelo contrário. Acredita-se que existem mais servos de Deus fora do que dentro.
3- Invade toda a vida do fiel, é controladora.
Isso eu garanto que não é nem, nem, nem, nem um pouco. Ultimamente está tão absurdo isso, que está tendo muita desordem nos cultos, muita conversa etc. E não há está avendo liderança para botar as rédeas no povo. Pois como diz o provérbio "Não havendo sabia direção, o povo corrompe-se." (claro, num sentido genérico, não que em todo lugar do mundo seja assim).
4- Proselitismo intenso.
Que palavrão é esse? O que significa?

~»Litúrgico:

1- cerimoniais herméticos, somente para iniciados.
herméticos? Que é isso? Seria a serimonia do batismo? Pois caso seja a do batismo, então reclame com a Biblia, com João Batista, Jesus etc. QUe foram eles que ensinaram isso.

~»Doutrinário:

1- somente ela proclama a "verdade".
Não. Existem várias verdades na Bíblia. Muitas denominações religiosas proclamam várias verdades. Assim como a Adventista, que a cada dia tenta descobrir através do estudo quais são as verdades, e assim promovendo reformas, para cada vez mais proclamar a verdade. Alias, isso seria incoerente, pois muitas outras denominações prega várias coisas iguais como os adventistas. Como os Batistas do Sétimo Dia que guardam o sábado; alias, foram deles que a IASD adquiriu a doutrina (verdade) biblica do sábado.
2- doutrinas simples e claras.
Bem, tenta-se explicar da forma mais simples e clara possível. COmo qualquer professor, livro didático. E mesmo Jesus através de parábolas... Porém, a grande maioria são assuntos complexos. E tão profundos que ninguem nunca viu a profundidade de tais, e creio que nunca chegar-se-á ao mais fundo. Pois a sabedoria de Deus é infinita.
3- discurso especializado por setores sociais de interesse.
Claro. Qualquer pessoa inteligente. Instuição. Industria. Comercio. Empresa. Faz isso. Você não vai falar de futebol para os esquimós que pescam peixe no gelo! Nem muito menos falar sobre jetsky para quem mora no meio do Saara.

~»Econômico:

1- Bens e dinheiro do fiel são para a seita.
Bem, se esses indicadores são o que fazem uma seita. Então a IASD não é uma seita. Portanto, como que o dinheiro do fiel vai para a seita?
Mas, todavia, o dizimo (que pertence a Deus e não ao fiel, como diz a Biblia), é usado pela instituição, assim como as ofertas voluntárias. Para diversos fins, como a obra, ergue novas igrejas, reformas, avanços missionários, suprimentos, pagar as contas, planejamento, universidades, hospitais; e também para o sustento de pastores entre outros.

Tá ai os conceitos de seita..
Então, definitivamente, se essas são as caracteristicas de uma seita, então a IASD não é.


......

Todavia. Pelo o que diz ser uma seita. Qual é o problema de uma seita?





Clique aqui para ver a fonte no Orkut. — Link editado pela moderação por estar deixando a página muito larga.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ociokako.blogspot.com
Marllington Klabin Will
Administrador
Administrador
Marllington Klabin Will


Masculino Número de Mensagens : 123
Idade : 34
Localização : Belém, PA
Profissão : Estudante
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 03/09/2007

O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty
MensagemAssunto: Re: O Movimento Adventista Seria uma Seita?   O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty1/3/2008, 14:05

Ótima postagem Evandro! P/ vc ver, estava um tempão atrás dessas definições!

PS: Editei as postagens para ficar mais fácil a leitura, ok?

Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.com/profiles/will.marllington
Ronaldo
Administrador
Administrador



Masculino Número de Mensagens : 125
Data de inscrição : 01/01/2008

O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty
MensagemAssunto: Re: O Movimento Adventista Seria uma Seita?   O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty1/3/2008, 16:24

Fonte de pesquisa para este assunto:


  • A IASD é uma autêntica Igreja Cristã

http://foroadventista.com/index.php/topic,555.0.html
Ir para o topo Ir para baixo
http://foroadventista.com/index.php/board,17.0.html
Conteúdo patrocinado





O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty
MensagemAssunto: Re: O Movimento Adventista Seria uma Seita?   O Movimento Adventista Seria uma Seita? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Movimento Adventista Seria uma Seita?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» SBT Realidade destaca estilo de vida Adventista
» O Movimento Pentecostal no Brasil
» Marcas do Movimento Pentecostal Moderno

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guardião da Verdade :: Assuntos Diversos :: Igreja Adventista do Sétimo Dia-
Ir para: