Guardião da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Guardião da Verdade

Fórum para estudos teológicos.
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 12 Razões Por Que o Sábado NÃO SE LIMITA a Israel

Ir para baixo 
AutorMensagem
Prof. Azenilto
Administrador
Administrador



Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 31/12/2007

12 Razões Por Que o Sábado NÃO SE LIMITA a Israel Empty
MensagemAssunto: 12 Razões Por Que o Sábado NÃO SE LIMITA a Israel   12 Razões Por Que o Sábado NÃO SE LIMITA a Israel Empty4/21/2010, 21:18

12 Razões Por Que o Sábado NÃO SE LIMITA a Israel
1a.) Porque o sábado foi estabelecido na criação do mundo quando não existia UM SÓ JUDEU (Gên. 2:2, 3).

Obs.: “Argumentos do silêncio” não servem de prova nem contraprova de nada. O não ser dito que Adão guardava o sábado se neutraliza por não ser dito que NÃO o observava. O desempate é que Deus fez três coisas quanto ao sábado—nele descansou, o abençoou e santificou, termo que significa SEPAROU (como “memorial da criação”).

2a.) Porque Isa. 56:2-7, desfaz a falsa teoria de o sábado limitar-se a Israel. Deus convida os ESTRANGEIROS a se unirem ao Seu concerto com Israel, no contexto da expressão do divino ideal de que “a Minha casa será chamada casa de oração PARA TODOS OS POVOS” (não só para Israel).

Obs.: Entre muitos cristãos há grande confusão e ignorância sobre os reais motivos de Israel ser tida como “nação eleita”. Isso não foi só para obter PRIVILÉGIOS, mas tendo uma MISSÃO—ser “testemunhas de IHWH” e “luz das nações” até os confins da Terra (Isa. 43:10; 49:6).

3a.) Porque Jesus, o Supremo exemplo, observava o sábado e disse não ter vindo abolir a lei, e sim cumpri-la (Luc. 4:16; cf. Mat. 5:17-19). Ele JAMAIS disse para se deixar de observar qualquer mandamento da lei divina. No fim do Seu ministério confirmou aos discípulos e “às multidões” que deviam seguir TUDO que os líderes judaicos ensinavam (incluindo a fiel guarda do sábado—Luc. 13:14), só não sendo hipócritas como eles (Mat. 23:1-3) e confirmou que “o sábado foi estabelecido POR CAUSA DO HOMEM UNIVERSAL-anthropós, não do homem judaico (Mar. 2:27).

Obs.: Cristo não debatia com a liderança judaica SE deviam observar o sábado, nem QUANDO observá-lo, e sim COMO observá-lo no devido espírito. E onde é dito que o sábado foi desestabelecido?

4a.) Porque em Mat. 24:16-20 Cristo profetizou que duas coisas continuariam após Sua partida: a) o inverno e suas dificuldades para então fugir para os montes; b) a guarda do sábado por Seus seguidores. Ele queria prevenir que fossem apanhados de surpresa em suas congregações num sábado, ante os invasores inimigos, bem como de perderem tudo por não poderem levar nada de seus pertences num sábado.

Obs.: Isso não se limita ao ambiente urbano, pois fala dos que estavam na Judeia e no campo. Aos sábados havia portas menores pelas quais sair: o próprio Cristo, Seus discípulos e até os fariseus estavam no campo num sábado (Mat. 12:1, 2). E quem prova que a guarda do sábado se restringiria aos cristãos etnicamente judeus?

5a.) Porque as santas mulheres que serviam a Cristo, após Sua morte foram preparar unguentos para embalsamar o Seu corpo, mas “no sábado repousaram conforme o mandamento” (Luc. 23:56). Logo, elas NÃO APRENDERAM pelos atos e palavras de Cristo: a) que o sábado cessava com Sua morte por apontar a Ele simbolicamente; b) que era mero símbolo da salvação em Cristo, daí que quem O tinha como Salvador estaria dispensado de tal regra.

Obs.: É incrível que quem vive quase 2.000 anos depois de Cristo pretenda saber interpretar Suas palavras e atos sobre o sábado melhor do quem viveu junto a Ele. E recordemos que elas eram etnicamente judias, mas ideologicamente CRISTÃS.

6a.) Porque no Concílio de Jerusalém, ante dúvidas sobre o que alegavam os judaizantes de regras legais de Israel, entre as coisas decididas de que os crentes gentios deviam abster-se (isto é, NÃO praticar), o sábado NÃO entra (Atos 15:20, 29).

Obs.: A ausência de regra CONTRA o sábado denota que não pairavam dúvidas a respeito e não foi objeto das discussões no concílio.

7a.) Porque Paulo dedicava-se a pregar a judeus e gentios nos sábados (Atos 17:2), o que se confirma até ONDE NÃO HAVIA SINAGOGA, como em Filipos. Ali, “no dia de sábado” ele e seu grupo buscaram um local para um tempo de comunhão com Deus junto ao rio (Atos 16:13). O argumento de que todos os dias oravam não explica o fato de Lucas fazer questão de informar que todo o grupo fez aquilo num sábado. Também Paulo ficou um ano e meio em Corinto pregando todos os sábados na sinagoga a judeus e gentios e jamais lhes disse que o sábado havia sido abolido, e agora a regra era, seja o domingo ou o diaqualquerismo/dianenhumismo (Atos 18:1-4, 11). Em Atos 25:8, o Apóstolo diz nada ter feito contra a lei judaica defendendo-se dos acusadores judeus. Se fosse violador do sábado, isso seria logo levantado contra ele, e não foi.

8a.) Porque em Heb. 8:6-10, a passagem mais importante da Bíblia a tratar de mudança do Velho para o Novo Pacto, NADA é dito de que com tal mudança de pactos o sábado fica de fora e, seja o domingo ou o dianenhumismo/diaqualquerismo/tododiaísmo, toma o seu lugar.

Obs.: Nem diz que a lei que Deus escreve nos corações e mentes seria a “lei de Cristo”, ou a “lei da fé”, ou a “lei do amor”, ou a “lei do Espírito”, mas as “Minhas leis” [de Deus]. Claro que as “Minhas leis” incorporam tudo isso, mas os aspectos prefigurativos, cerimoniais, não seriam escritos nas mentes e corações: quando Hebreus foi escrito, tanto o seu autor quanto seus leitores primários sabiam que o véu do Templo se rasgara de alto a baixo e o sentido disso (Mat. 27:51). Heb. 8:6-10 é mera reprodução de Jer. 31:31-33, então são as AS MESMAS leis de Deus do tempo do Profeta, excluídos os aspectos prefigurativos, cerimoniais.

9a.) Porque TODAS as Igrejas-mãe da cristandade protestante (notem, T-O-D-A-S) ensinam oficialmente HÁ SÉCULOS (em seus documentos confessionais clássicos, históricos) que os 10 Mandamentos seguem normativos aos cristãos em TODOS os seus preceitos (notem, T-O-D-O-S), tendo o sábado caráter MORAL e UNIVERSAL desde a CRIAÇÃO DO MUNDO (ainda que canhestramente tentem aplicá-lo ao domingo). Os batistas e presbiterianos até dizem ser da LEI NATURAL. Antes da Reforma Protestante católicos e ortodoxos ensinavam basicamente o mesmo. Os assembleianos o confirmam em obras da sua editora, CPAD.

Obs.: Essas Igrejas todas ensinam também a “distinção” entre as leis--Moral (o Decálogo), Cerimonial e Civil, as duas últimas não mais aplicáveis à Igreja.

10a.) Porque não só os cristãos ensinam há séculos que os 10 Mandamentos são a LEI MORAL de Deus, como têm exposto que os primeiros 4 preceitos tratam de nossos deveres para com Deus, e os 6 últimos, idem quanto ao próximo. É como consta dos documentos confessionais de luteranos, batistas, presbiterianos e anglicanos.

Obs.: Isso inspira a pergunta: “Por que sob o novo concerto nossa expressão de amor a Deus sobre todas as coisas se reduzirá de 4 para 3 preceitos?”

11a.) Porque além de nada haver de fim de sábado nas Escrituras, MUITO MENOS é dito que o domingo foi adotado pelos Apóstolos em sua substituição. As “provas bíblicas” disso que amiúde se apresentavam nem são levadas mais a sério pela esmagadora maioria dos evangélicos/protestantes que na prática preferem crer que o princípio de dedicar um dia ao Senhor, que ao longo de séculos e milênios beneficiou homens e até animais de carga, foi abolido.

Obs.: As razões lógicas, práticas e espirituais para o fim de tal princípio simplesmente não são indicadas. . .

12a.) Porque a ciência comprova os benefícios físicos, mentais do sábado e os crentes sabem de seus benefícios espirituais. Todos precisam de um dia regular de descanso e refrigério espiritual por semana, sobretudo nesta época tão prenhe de fatores estressantes. E Isa. 66:22, 23 profetiza que até na Nova Terra, na qual “habita a justiça” (2a. Ped. 3:13), o sábado prosseguirá servindo como “memorial da criação” eternamente aos remidos.

Obs.: Por que discriminaria Deus aos judeus tal bênção sendo que Ele “não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34)?
Ir para o topo Ir para baixo
 
12 Razões Por Que o Sábado NÃO SE LIMITA a Israel
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A Cristandade e o Dia do Senhor
» Temas de "10 Tópicos" Sobre o Sábado
» Sábado: Sinal Perpétuo entre Yahweh e os Filhos de Israel
» A Cristandade e a Mudança do Sábado para o Domingo
» A Moralidade do Sábado

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guardião da Verdade :: Assuntos Bíblicos :: O Dia do Senhor-
Ir para: