Guardião da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Guardião da Verdade

Fórum para estudos teológicos.
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Os dons espirituais de resultados visíveis e sensíveis

Ir para baixo 
AutorMensagem
Ronaldo
Administrador
Administrador



Masculino Número de Mensagens : 125
Data de inscrição : 01/01/2008

Os dons espirituais de resultados visíveis e sensíveis Empty
MensagemAssunto: Os dons espirituais de resultados visíveis e sensíveis   Os dons espirituais de resultados visíveis e sensíveis Empty2/2/2008, 22:07

A ênfase nos dons espirituais de resultados visíveis e sensíveis

Outro fator preocupante no que diz respeito ao crescimento do pentecostalismo, e seu compromisso com a qualidade e a firmeza da fé dos seus adeptos, é a relação deste crescimento com os dons espirituais que são manifestados de forma visível e que trazem vantagens temporais imediatas aos crentes. Entre os dons do Espírito mencionados nas Escrituras, o pentecostalismo destaca os de cura e de milagres, e, principalmente, o dom de línguas, nota tônica do movimento desde seus primórdios.

Para Leite Filho (Ibid., p. 71) “os neopentecostais também enfatizam o esforço dos crentes em procurar uma segunda bênção, uma comunhão mais íntima com Deus, evidenciada pelo dom de línguas; não ficam satisfeitos com a graça de Deus somente”.

Xavier (2004, p. 33) afirma que

Embora se ensine que a pessoa que se torna cristã deva receber o batismo do Espírito Santo e falar línguas estranhas (como prova de que recebeu o Espírito Santo), a Bíblia não diz nada disso. [...] o dom de línguas foi dado com um propósito evangelístico, a fim de se difundir a mensagem do evangelho entre outros grupos lingüísticos. O dom de línguas é apenas um dos diversos dons que o Espírito Santo distribui aos crentes como lhe convém.
A ênfase do evangelho, portanto, não está no dom de línguas acima de qualquer outro dom, mas na salvação eterna em Jesus.

As igrejas mais freqüentadas atualmente são as igrejas-shows, que promovem curas, milagres diversos, enfatizam o dom de línguas, o enriquecimento rápido, e o louvor semelhante a mega-eventos de música rock. O compromisso requerido dos seus adeptos, pelos seus líderes, gira em torno da devolução dos dízimos e ofertas e “sair do chão” na hora de louvar.

Leite Filho (1990, p. 89) comenta que

As músicas das igrejas tradicionais são substituídas pelos corinhos, mais facilmente aprendidos do que os hinos. Os cânticos são abundantes nos cultos, do início ao final. Aos domingos, os cânticos são acompanhados por uma verdadeira banda de música, em algumas igrejas. As melodias ajudam a despertar o emocionalismo e expressam a espontaneidade. Desaparece a formalidade. Estimulados pelos cânticos, os crentes oram envolvidos num clima de sentimento e emoção.
O louvor extasiante ao qual os fiéis se dedicam, levam muitos a manifestações espirituais impressionantes, com gritos, lágrimas, risos desenfreados, rodopios frenéticos, quedas bruscas e até violentas, acompanhado pelo falar em outras línguas, interpretadas por alguns como “línguas dos anjos” mencionadas nas Escrituras.

Bruner (1986, p. 15) afirma que

O ensino distintivo do movimento pentecostal diz respeito à experiência, à evidência e ao poder daquilo que os pentecostais chamam de batismo no Espírito Santo. O pentecostalismo deseja, em resumo, ser entendido como um cristianismo de experiência, sendo que sua experiência culmina no batismo do crente no Espírito Santo, evidenciado, como no Pentecostes, pelo falar em outras línguas.
E Leite Filho (1990, p. 87) ratifica:

Influenciados por métodos psicológicos [...] os neopentecostalistas dão ênfase ao Espírito Santo, ao sensacionalismo nos cultos, à experiência mística, ao emocionalismo. A experiência espiritual realiza-se nas emoções e não no raciocínio e vontade. Colocam eles uma ênfase demasiada no Espírito Santo, em detrimento da doutrina da Trindade.
Quando são realizados cultos apelativos às necessidades psicológicas e materiais básicas, sobrepondo-se às necessidades espirituais, a tendência é a resposta imediata do povo aos pregadores populares. A máxima de Tomé é repetida nas respostas do crente: “Eu preciso ver para crer”.

A busca pela realização imediata dos mais profundos anseios materiais e emocionais leva o fiel a se apegar ao movimento ou ao líder que promete bênçãos rápidas, sem muito esforço e sem comprometimento.

Entre as igrejas neopentecostais que mais cresceram nas últimas décadas, estão aquelas que pregam uma prosperidade financeira imediata. A teologia da prosperidade é o foco de nossas considerações nas últimas linhas deste trabalho.
http://www.unasp.edu.br/kerygma/artigo6.03.asp#15t
Ir para o topo Ir para baixo
http://foroadventista.com/index.php/board,17.0.html
 
Os dons espirituais de resultados visíveis e sensíveis
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guardião da Verdade :: Assuntos Bíblicos :: Outros Temas Bíblicos-
Ir para: